Alunos da Fatec de Garça estão digitalizando as partituras da Corporação Musical Santa Cecília, num trabalho que resgata um arquivo que faz parte do patrimônio da cidade. Em breve, todo esse material, com relíquias do início do século passado, vai estar acessível para qualquer pessoa na internet.
O Projeto



Na cidade de Garça – SP existe um acervo cultural muito importante que se encontra na Escola Municipal de Cultura Artística (EMCA), são partituras musicais escritas por maestros que passaram por nossa cidade como: Antonio Lazzarini, Sebastião Zucolly, Geraldo Omédio Moysés e outros, todos já falecidos, há também cópias de composições de outros maestros do Brasil e do mundo. As obras datam a partir de 1900, muitas delas são obras únicas e raras que, se por ventura, vierem a se perder devido à ação do tempo ou por algum incidente, ficarão no esquecimento, pois não há cópias físicas ou digitais.
No final de fevereiro de 2021, alunos da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC) do curso de gestão empresarial, desenvolveram o projeto BPG-digital (Banco de Partituras de Garça), coordenado pelo Prof. Fábio Rodrigues Gonçalves sob a disciplina de Gestão de Projetos Empresariais.
O projeto consiste em separar, catalogar, discriminar e digitalizar as partituras musicais, para serem preservadas de forma digital possibilitando o acesso aos músicos de todo o mundo através do compartilhamento com sites de partituras musicais filantrópicas do Brasil e do mundo, contribuindo com o cenário cultural e divulgando o trabalho dos nossos maestros.
Gediael Batista, o idealizador do projeto, irá disponibilizar o material no Portal Brasil Sonoro em breve.